quarta-feira, 28 de abril de 2010

Talca, 28 de Abril de 2010
















Hoje, decorreu o arranque da linha de 200 toneladas. A capacidade diz tudo, uma montanha de azeitona processada ao final de um dia de trabalho. Os problemas resumiram-se ao medidor de caudal de azeite obtido, que não se conseguiu pôr a funcionar, tendo ocorrido também algumas dificuldades no controle de temperatura de uma das batedeiras. Esta última situação foi resolvida rápidamente, pelo técnico espanhol da empresa fornecedora desta linha de extracção, que está incumbido de fazer o arranque. O tempo de batedura, excessivo no meu entender, ultrapassa as duas horas. A termobatedura é efectuada á temperatura de 28 graus, minimizando um pouco a perca de qualidade do azeite obtido nestas condições, no entanto quando se compara com os azeites obtidos na linha mais pequena, na qual se está batendo a pasta durante cerca de uma hora, nota-se a diminuição das propriedades organolépticas. As diferenças de gordura no bagaço, não são muito diferentes de um caso para o outro, com um rendimento ligeiramente superior na linha de 200 toneladas (cerca de 0,2%), motivado, pelo superior tempo de batedura. Creio que a diferença de rendimento, não justifica a perca de qualidade.

A variedade FS-17, que é uma frantoio enanizada, para adaptação ao cultivo em superintensivo, é a variedade que mais problemas apresenta na extracção. Em ambas as linhas, verificam-se perdas muito próximas a 6% de gordura no bagaço, medidos em laboratório Autelec. As restantes variedades oscilam entre 3,3% e 4,7%, podendo-se situar a média geral ligeiramente a baixo de 4%. O facto de se estar a processar azeitonas verdes e com poucas horas de colheita com uma extracção a temperaturas reduzidas, faz com que não se consiga baixar muito as percas no bagaço. Curiosamente, a variedade com melhores resultados no bagaço é a arbequina, seguida da leccino, frantoio, picual e fs-17. Relativamente á qualidade dos azeites, os melhores, na minha opinião, são a arbequina e a frantoio, sendo o mais fraco de todos a leccino.

Os teores de gordura nas azeitonas, está entre 4% a 6% mais baixo que a campanha passada, verificando-se também um atraso de cerca de duas semanas na maturação, segundo aquilo que se vai comentando por aqui. Por este motivo, alguns produtores suspenderam a colheita de algumas variedades, como a arbequina e a picual. Apesar disso, esta semana já se tem notado de dia para dia um aumento significativo na entrega de azeitona no lagar. Neste momento, as vindimas estão terminando e por isso, cada dia que passa, vê-se mais gente nos olivais. No entanto, devido á forma como é efectuada a colheita, o peso de azeitona colhido por pessoa, é em média cerca de 150kg, valor baixíssimo comparativamente com a quantidade que se colhe diariamente por varejamento em Portugal.