sábado, 28 de maio de 2011

Kialla, Aplicação de ethephon para facilitar a queda da azeitona


A colheita de azeitona por vibração, principalmente em inicio de maturação traz grandes dificuldades, devido á grande força de retenção exercida pelo fruto. A necessidade de colher nesta fase surge sempre que se pretende obter azeites de qualidade superior e normalmente a eficácia do vibrador é muito reduzida, derrubando apenas entre 40% e 50% da azeitona. Aqui, para contornar esta dificuldade, pulveriza-se as árvores com ethephon, que é um regulador de crescimento que favorece a abcisão do fruto. A colheita é efectuada 8 a 10 dias após a pulverização das oliveiras, momento em que o efeito é maior. Desta forma, conseguem-se taxas de eficácia de queda da azeitona superiores a 85%, restando muito pouca fruta na árvore por colher.

O ethephon, após os oito dias da aplicação não deixa quaisquer residuos no azeite, sendo portanto a sua utilização segura e desprovida de risco, em Portugal a sua aplicação para este fim é proibida. O grande inconveniente da utilização deste produto é que provoca grandes quedas de folha nalgumas árvores, comprometendo nalguns casos a produção do ano seguinte. A dose a aplicar tem de ser muito bem calculada de forma a evitar o problema que referi e ao mesmo tempo tem de ser suficiente para facilitar a queda da azeitona. A aplicação tem de ser muito precisa, mantendo a velocidade constante do tractor e a pressão da bomba de pulverização com o objectivo de repartir de forma uniforme a dose por oliveira. Como sabemos, é bastante difícil manter toda esta precisão, porque apesar do terreno ser plano, existem oscilações de velocidade, á medida que o pulverizador vai ficando mais vazio obrigando o operador a constantes ajustes de velocidade. As zonas da árvore mais próximas aos bicos de pulverização ficam mais molhadas, causando uma maior queda de folha quando se colhe a azeitona. Em árvores mal pulverizadas diminui de forma acentuada a eficácia da vibração.

Como conclusão, o ethephon pode ser bastante útil para produtores que tenham como objectivo a colheita de azeitona em verde, aumentando de forma bastante significativa a eficácia do vibrador de troncos. No entanto, importa salientar que a aplicação do produto é bastante difícil e exige uma grande precisão do operador assim como um optimo estado de funcionamento do equipamento de pulverização. Uma má aplicação pode trazer muito mais inconvenientes do que vantagens. Eventualmente, em parcelas que se verifique uma elevada produção que indique que no ano seguinte a frutificação será nula ou bastante baixa, poder-se-á pulverizar com uma dose um pouco mais alta e sem tanto receio uma vez que no ano seguinte as árvores necessitarão de poda e será um ano principalmente de crescimento vegetativo, não sendo tão grave uma queda de folha mais acentuada.